Como todo procedimento médico, a prática anestésica possui diversos possíveis efeitos colaterais descritos na literatura. Entre eles, destacam-se a consciência intra-operatória indesejada, trauma dentário, trauma de vias aéreas, alergia a anestesia, aspiração de conteúdo do estômago para o pulmão, lesão de nervos periféricos, cefaleia pós-raquianestesia, dor incontrolável pós-operatória, prurido/coceira, arritmias, parada cardiorrespiratória e até morte. O risco varia de acordo com o status clínico do paciente e a natureza do procedimento cirúrgico, sendo mais elevado em cirurgias complexas realizadas em pacientes previamente descompensados de determinadas doenças, bem como em procedimentos de emergência. Vale lembrar que, na anestesia, a depressão respiratória é uma consequência, não uma complicação.
O CAD – Piranest conta com uma equipe versátil, oferecendo soluções em Anestesiologia para as mais diversas especialidades cirúrgicas, atendendo desde cirurgias eletivas em pacientes ditos ASA 1 (que não apresentam problema algum de saúde) até cirurgias de emergência em pacientes graves em plantões. Realizamos consultas pré-anestésicas, visando o melhor status clínico de cada paciente antes de sua operação, e identificando possíveis fatores de risco para seu procedimento anestésico-cirúrgico. Além da educação teórica continuada, cada membro da equipe também realiza periodicamente anestesias em diferentes cenários e pacientes, mantendo-se assim apto e habituado a qualquer situação, por mais adversa que seja.
A atuação do médico anestesiologista é fundamental, e a realização de qualquer procedimento por profissionais não habilitados aumenta drasticamente a incidência de todos os efeitos adversos acima descritos. Conte com o CAD – Piranest para ter segurança e conforto no momento de sua vida onde você se encontra mais vulnerável, dormindo aos cuidados de outra pessoa.
Dr. Bruno Medure Iwamoto
CRM-SP 199358
RQE 110812
Sócio CAD – Piranest